quarta-feira, 23 de junho de 2021

Realização da Oficina de Apreciação Cultural - Módulo I

Nos dias 21 e 22/06/2021 foi realizada Oficina de Apreciação Cultural - Módulo I: Cores, aromas e sabores - preparando lanches saudáveis. Participaram oito crianças entre 8 e 12 anos de idade.

As ministrantes foram as mestres da culinária Carmen Tereza Salvini e Vera Lúcia Matté Puhl.

Nosso agradecimento ao D'Nonna pela parceria cedendo o espaço e pelo apoio da Catavento - Gestão e Produção Cultural na organização.









terça-feira, 8 de junho de 2021

Oficinas de Apreciação Cultural - Módulo I






Endereço do local de realização das oficinas:
Avenida Brasília, 1736-1854, São José, Pinhalzinho - SC.

 


Encontro com a Deputada Estadual Luciane Carminatti

No dia 09/04/2021 integrantes da Associação Despertar estiveram reunidas com  a Deputada Estadual Luciane Carminatti, para debater a Emenda parlamentar solicitada, para desenvolvimento do projeto cultural “Mulheres, saberes ancestrais e expressões criativas”.

O projeto tem como objetivo produzir uma exposição itinerante de obras de arte em telas, que retratem as expressões criativas e culturais, fruto dos saberes populares ancestrais, manifestados nas práticas cotidianas das mulheres da região oeste do estado de Santa Catarina. Dessa forma, pretende-se apresentar e conferir visibilidade, a condição da mulher, suas práticas e expressões na vida cotidiana, relacionadas ao cultivo de ervas, práticas de cura, educação popular, saberes indígenas, artesanato, culinária, práticas no campo e na vida social, entre outros cenários em que sua atuação representa valores humanos de extrema relevância para manutenção e continuidade das experiências sociais.


Cartilha "Na trilha dos saberes ancestrais"

Em mais uma parceria com a Associação Pitanga Rosa de Chapecó, contribuímos na pesquisa e produção da cartilha "Na trilha dos saberes ancestrais".

Esta cartilha foi escrita com o objetivo de registrar e transmitir as tradições, saberes, fazeres e usos das formas de cultivo e processamento das plantas medicinais, uma herança cultural dos grupos indígenas e caboclos que povoaram Chapecó e a região oeste catarinense. 





 

Difusão de conhecimentos e da sabedoria popular

 Durante o ano de 2020 a Associação Despertar esteve envolvida na pesquisa e produção da cartilha “Pitanga Rosa: agroecologia, saúde e qualidade de vida”. O projeto foi desenvolvido pela Associação Pitanga Rosa de Chapecó e apoiado pela Associação Despertar.



Visando difundir conhecimentos e a sabedoria popular representada nesta cartilha e em outros materiais produzidos com o apoio da Associação Despertar, entre os meses de julho e setembro a entidade realizou a distribuição das cartilhas a instituições de ensino de Pinhalzinho. As cartilhas distribuídas foram dos projetos: “Pitanga Rosa: agroecologia, saúde e qualidade de vida”, "Plantas medicinais: fonte de vida, atenção à saúde, sustentabilidade ambiental e cultural no oeste catarinense", "Cores, aromas e sabores das plantas medicinais do oeste catarinense".

Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert

APAE de Pinhalzinho 

EMEB José Theobaldo Utzig